Director: Gilberto Eduardo, Director-adjunto: Naiene Cauchy

JOGABET

Cidade de Vilankulo: Mais salas de aulas para a Escola Primária 16 de Junho

Por: Noa Cossa

Foi esta quarta-feira feira lançada a primeira pedra para a construção de mais sete salas de aulas, um bloco administrativo e bloco sanitário para os professores na Escola Primária Completa 16 de Junho, da Cidade de Vilankulo.

Edmundo Galizas Matos Jr, administrador do distrito, dirigiu a cerimónia que marca o início da edificação das infraestruturas cujo prazo de entrega é de sete meses.

As obras estão orçadas em mais de dezassete milhões de meticais e são financiados pelo fundo do governo central de apoio ao sector de educação.

Galiza Matos Jr,  disse na ocasião  que a construção destas salas de aula enquadra-se no âmbito do plano estratégico do governo que visa garantir melhores condições de ensino e aprendizagem aos alunos, em particular  deste  canto nortenho da província de Inhambane.

Matos desafiou o empreiteiro do empreendimento a privilegiar a mão-de-obra local da mesma forma que alerta da necessidade da fiscalização para as obras tenham a qualidade desejada. O administrador do distrito pediu igualmente o envolvimento da comunidade como vigilantes da infraestrutura.

– “Na contratação de mão-de-obra privilegiem primeiro os jovens de Vilankulo.  ao fiscal esperamos que esteja comprometido para que as obras tenham a qualidade desejada. Queremos o cumprimento de prazos estabelecidos.  Quero pedir o envolvimento da comunidade para que ajudem como vigilantes da obra”, exortou Matos tendo salientado que “estas acções vão continuar a ser o objecto da nossa governação”.

Por seu turno, Mariana Alfabeto, vereadora municipal para as áreas de educação, saúde, criança, mulher e acção social, desafiou o empreiteiro a observar rigorosamente os prazos de sete meses acordados no contrato.

A direcção da escola fez saber que a escola tem um universo de pouco mais de 1500 alunos e deste número, 631 estudam ao relento, pelo que a construção destas salas de aulas vem colmatar a situação.

Ainda no sector da educação, estão em fase conclusiva as obras de construção de salas de aulas na Escola Primaria de Caxane, no Posto Administrativo de Mapinhane.

Com a construção destas salas de aulas na Escola Primária Completa 16 de Junho,  na cidade de Vilankulo,  o distrito passa de 307 para 314 salas de aulas convencionais.

Comentários