Director: Gilberto Eduardo, Director-adjunto: Naiene Cauchy

JOGABET

CHICUQUE: As marcas das cheias de 2000 que tarda a sarar

Por: Nketiah das Neves

As enxurradas do ano 2000, que assolaram o país, com maior impacto na Região Sul, deixaram marcas profundas na localidade de Chicuque, que 21 anos depois  ainda não encontrou a fórmula de voltar a ser como era antes. Nem o evoluir do tempo nem mesmo algumas iniciativas individuais ou colectivas de agentes económicos conseguem trazer de volta o sorriso da histórica localidade. Situada a escassos sete quilómetros da cidade da Maxixe, Chicuque sempre gozou de um papel vital na vida socioeconómica da província de Inhambane, particularmente dos distritos vizinhos da Maxixe.  Contribuíram para o seu grande impacto as infraestruturas sociais há tempos implantadas, com maior enfoque para o Hospital Rural de Chicuque, pertencente à Igreja Metodista Unida em Moçambique, referência naquela região costeira. Durante anos, Chicuque também servia para a formação de quadros médios da saúde através do Centro de Formação  anexa à unidade sanitária, entretanto, extinguido. O Centro de Formação de Professores Primários é nestas alturas dos poucos pontos de convergência dos que procuram o local para a sua formação.

Importante centro pesqueiro da cidade da Maxixe, dada a extensão da sua costa, a localidade conheceu, em tempos, grande comércio do pescado artesanal dos barcos dos Sumburane, entre outros nomes sonantes, chegando a alimentar praticamente a cidade da Maxixe, as Vilas da Massinga, Morrumbene ou Homoíne. Contribuiu também para o engrandecimento desta actividade a pequena indústria pesqueira das Organizações Pesqueiras Manuel José João (já falecido) e hoje sob égide do primogénito Pedro Manuel José, que continuam com a actividade de exportação do pescado para vários cantos do país.

Outrossim, desportivamente, a localidade onde foi fundado histórico Nova Aliança, foi sempre ligada à geração de talentos, que (em tempos) alimentaram clubes de vários clubes nacionais.

Comentários