Director: Gilberto Eduardo, Director-adjunto: Naiene Cauchy

Pedidos de documentos migratórios dispararam em 2022

O número de pedidos de documentos migratório por parte dos cidadão nacionais e estrangeiros disparou no ano passado na província de Inhambane, comparativamente ao ano de 2021. Massinga lidera o ranking dos distritos que mais pedidos efectuou no período em análise, seguindo-se os distritos de Inharrime e Zavala. A maioria dos pedidos efectuados tinha como destino a República da África do Sul.

Esta subida de números de solicitação de documentos migratórios resulta, como explicou a porta-voz da Direcção Provincial da Migração em Inhambane, Rosângela Vilanculo, do relaxamento, no segundo semestre do ano passado,  do relaxamento das medidas de prevenção e combate da Covid-19 feitas pelo Governo moçambicano, o que condicionou a  abertura das principais  fronteiras da região para a mobilidade transfronteiriço dos cidadãos.

“A Direcção Provincial da Migração de Inhambane recebeu durante o ano 2022 um total de 28.069 pedidos de documentos de migração diversos contra 16.690 do ano 2021. É um acréscimo de 11.379 pedidos, o correspondente a 68 por cento. Estes números cresceram devido a abertura feita em virtude da redução dos casos da Covid-19. Como bem sabemos, durante dois anos, 2020 e 2021, e ainda parte do primeiro semestre de 2022, tivemos restrição na circulação de pessoas e bens”, disse a porta-voz.

“Com a abertura na economia as pessoas já se sentem livres para circular em busca de melhores condições de vida. O distrito da Massinga sempre registou um elevado índice de nacionais que trabalham na África do Sul, registando-se como o distrito número um na emissão de documentos migratórios. Depois segue-se Inharrime e Zavala”, reforçou, adiante frisando que os passaportes foram entre os documentos mais solicitados.

“Do universo de pedidos de documentos que deram entrada foram emitidos 16.512 documentos migratórios para nacionais e 9625 para estrangeiros, o  que totaliza 26.207 documentos contra 16.159 do ano de 2021, havendo um incremento em 10.048 documentos  emitidos e corresponde a 62 por centos. Entre os mais solicitados estão os passaportes, na ordem de 16.126 documentos, os visto fronteira em número de 7056 e prorrogações de vistos diversos com 1280 pedidos e, finalmente, a emissão de DIREs, que foram  1019 solicitações”, salientou Rosângela Vilanculo, aludindo que no período em análise o sector  registou  mais de 600 casos em que cidadão nacionais extraviaram os de documentos migratórios.

 

Comentários