Situação ainda calma em Govuro que pode sofrer efeitos combinados de cheias, ciclone e transbordo do Rio Save
Redacção
Ainda não se activou situação de calamidade no Distrito de Govuro que se aponta vir a sofrer efeitos combinados de cheias, ciclone e o transbordo do Rio Save. Esta garantia é do Administrador do Distrito, Fernando Doba, que em contacto ao nosso jornal, assegurou que apesar de ligeiras precipitações que se vão verificando, a situação está ainda controlada.
“Nós aqui ainda não estamos numa situação para declarar de preocupante. O que se mostra até então é um céu muito nublado e ventos fortes às vezes com rajadas. A chuva é intermitente e sem muita intensidade” actualizou o dirigente seguro de que as comunidades estão instruídas sobre os efeitos das intempéries que poderão assolar o distrito.
“A comunicação foi feita. Trabalhámos muito nas zonas de risco, sobretudo toda em toda a Nova Mambone, exceptuando a zona de Dohane que está numa região alta. Os nossos centros de acomodação (dois em Nova Mambone e um na Vila-Franca de Save) estão prontos para acolher as pessoas deslocadas em caso de necessidade” referiu.
Nas últimas vinte e quatro horas o nível hidrométrico registou ligeira subida, mas muito longe de atingir os 5.5 metros, que constitui sinal de alerta.
“Nós como distrito fazemos a leitura diária do nível hidrométrico na Vila-Franca do Rio Save. E esta manhã a leitura feita era de 3.63 m, o que significa que ainda não constitui o nível de alerta que começa a ser preocupante quando atingir os 5.5 metros” aduziu.
Comentários