Director: Gilberto Eduardo, Director-adjunto: Naiene Cauchy

JOGABET

Saúde passa a usar drones para transporte de amostras ao laboratório

A Direcção Provincial de Saúde, em Inhambane, projecta, a partir de meados do próximo mês, realizar um ensaio de uso de drones para o transporte de amostras da Covid-19, Tuberculose, PCR para HIV e de carga viral, dos distritos de difícil acesso para os centros de convergência regionais e destes para o Laboratório de Saúde Pública, localizado na Cidade de Inhambane.

Segundo o projecto, as amostras colhidas nos distritos de Mabote, Govuro e Inhassoro, serão trasnportadas para Vilankulo, que funcionará como centro de convergência da zona norte da província.

As amostras do distrito de Funhalouro serão enviadas para o distrito de Massinga e as do distrito de Panda para Inharrime.

O projecto, que numa fase piloto irá arrancar no próximo mês, indica que as amostras serão processadas no Laboratório de Saúde Pública, num período de 48 horas no máximo, sendo que os resultados estarão disponíveis nos distritos onde foram colhidas as amostras.

Após a colheita das amostras cada distrito deve cadastrá-las numa plataforma chamada “Dise-link”, que permitirá a visualização da ficha de cada cadastro no laboratório, o que facilitará a emissão dos resultados.

Cada distrito possui uma terminal de “dise-link” em funcionamento. Este sistema permite a emissão dos resultados das amostras processadas no laboratório do Instituto Nacional de Saúde (INS), local para onde as amostras de COVID-19 da província eram enviadas antes da abertura da Laboratório de Saúde Pública em Inhambane.

Os referidos drones têm um metro de largura, com uma autonomia de voo de 130 quilómetros e possui uma capacidade de carga de três quilogramas.

Para o efeito, serão treinados os técnicos de laboratório para recolher as amostras, assim como colocar outras novas e dar o comando para o drone levantar o voo.

A implementação do projecto, em fase piloto, será feita pela Vilage Reach  e terá a duração de seis meses, findo os quais será feita avaliação da eficácia de transporte de amostras com recurso a drones para uma possivel implementação para toda província e enventualmente em todo o país.

Comentários