Director: Gilberto Eduardo, Director-adjunto: Naiene Cauchy

JOGABET

Electrificação rural: Chicomo ligado à rede nacional de energia eléctrica

Redacção

Boa nova para as cerca de 1.500 famílias do Posto Administrativo de Chicomo, distrito da Massinga, que desde esta quarta-feira passam a constar da lista dos mais de 100.644 consumidores ligadas à rede nacional de energia eléctrica da Cahora Bassa na província de Inhambane.

A inauguração da nova infra-estrutura que observa um percurso de  65km de linha de Média Tensão a 22kV, alimentada a 33kV, Ligação de 3 transformadores; Construção de 20km de Rede de Baixa Tensão e 100 Candeiros de Iluminação Pública decorreu esta tarde e foi presidida pelo respectivo titular da pasta  dos Recursos Minerais e Energia, Ernesto Max Tonela e testemunhada pela Secretária do Estado, Ludmila Maguni.

Tonela reconheceu no acto  que a energia eléctrica é a fonte fundamental para impulsionar o desenvolvimento local, pelo que reiterou o compromisso do  Governo, de continuar a garantir a expansão e aumento da disponibilidade de energia eléctrica, através da promoção de investimento público e privado em novas infra-estruturas abrangendo toda a cadeia de indústria de fornecimento de electricidade.

Discursando na sua qualidade de representante do Estado na província, Ludmila Maguni, avançou que com esta inauguração, a Província Inhambane a cobrir 28 por cento do seu território, abrangendo a cerca de 100.644 consumidores. Ou seja, apenas 19 Postos Administrativos dos 26 existentes estão electrificados.

Maguni, apelou a boa colaboração entre a comunidade e as autoridades locais, por forma a manter a  vigilância das infra-estruturas eléctricas recém inauguradas, denunciando os malfeitores que tendem a sabotar as mesmas, colocando em causa os esforços do Governo, em garantir a melhoria da qualidade de vida da população.

Comentários