Director: Gilberto Eduardo, Director-adjunto: Naiene Cauchy

JOGABET

“Batsirai” em estado de Depressão Tropical poderá não afectar o país

Redacção

Segundo o comunicado do Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) emitido este domingo, 06 de Fevereiro, o Ciclone Tropical Batsirai poderá não afectar o nosso país. Recorde-se que o país estava em estado de alerta para este domingo, sobretudo na região Sul, ou seja, das províncias de Gaza e Maputo, onde se esperava ventos fortes acompanhados de chuva intensa.

Entretanto e de acordo com INAM, que vem monitorando a evolução destes sistemas meteorológicos , o Ciclone Tropical Intenso “Batsirai” enfraqueceu e atingiu o estágio de Depressão Tropical com ventos máximos de 75 quilómetros por hora e até às 10horas de hoje o mesmo localizava-se a sul de Madagáscar em direcção ao Canal de Moçambique, onde deve entrar como uma Tempestade Tropical Moderada, afectando a navegação marítima. De acordo com o comunicado em causa, esta tempestade poderá manter a trajectória inicial para o sul do Canal de Moçambique com o epicentro próximo de Madagáscar, o que afasta a possibilidade de criar perigo para Moçambique.

No Madagáscar, segundo tem sido noticiado, o fenómeno deixou rastos de destruição, sobretudo, no corte de vias de acesso, casas e energia.

Uma nova Tempestade Tropical Moderada “Cliff” formou-se e entrando, igualmente em estágio de Depressão Tropical e mantém o seu movimento para o sudoeste. Segundo o INAM, não constitui perigo para a nossa região.

Comentários