Director: Gilberto Eduardo, Director-adjunto: Naiene Cauchy

JOGABET

Batata-reno de Vilankulo em destaque no principal mercado grossista do país

Por: Nuno Águas

A província de Inhambane continua a lançar-se em diversas áreas ao nível nacional, quer no panorama artístico-cultural – com Timbila, por exemplo –, quer no domínio do turismo, da agricultura ou mesmo do desporto. Entretanto, é no contexto da agricultura que esta abordagem se centra, mas mais especificamente na componente de produção e comercialização da batata-reno do distrito de Vilankulo, ao norte da, também, chamada “Terra de boa Gente”.

Na sequência do lançamento oficial, este mês, da campanha de comercialização da batata-reno [produzida localmente] em Vilankulo, presidido pelo governador de Inhambane, Daniel Chapo, uma equipa de reportagem do INHAMBANENSE escalou o Mercado Grossista do Zimpeto, localizado na cidade de Maputo, com o objectivo de se inteirar sobre o nível de aceitação da “batata da terra” naquele que é o maior mercado grossista de Moçambique.

Na campanha que corre destaca-se a batata produzida pela Agrimaçaroca, firma detentora de uma área de 100 hectares de campos agrícolas e que prevê colher seis mil toneladas deste tubérculo, com mercado nas províncias de Nampula (Norte), Sofala  e Manica (Centro) e Gaza e Maputo, no Sul.

Comentários