Director: Gilberto Eduardo, Director-adjunto: Naiene Cauchy

ALERTA: Rio Save atinge (5.50m) e ultrapassa (6.11 m ) alerta máxima e poderá inundar Nova-Mambone e Machanga

Redacção/Foto de Daniel Macamo

Está lançado o alerta para os distritos de Govuro, em Inhamban e de Machanga, em Sofala. O Rio Save atingiu e ultrapassou até às 7horas desta terça-feira o nível de alerta de 5.50 metros para 6.11 metros correndo para o cenário de inundações que podem se verificar dentro das próximas 24 horas.

Esta informação foi-nos enviada pela ARA-Sul, através da Divisão de Gestão da Bacia do Save que comunica que “a Bacia do Rio Save registou um incremento do volume de escoamento devido a chuvas registadas nas últimas 48 horas, no território nacional. Às 7horas de hoje, terça-feira, registou-se 6.11 metros contra 5.50 metros de nível de alerta. Com esta tendência, a Vila de Nova-Mambone e Sede de Machanga, poderão experimentar inundações nas próximas 24 ou 48 horas” lê-se.

BACIAS DE MUTAMBA

E INHANOMBE REDUZEM

O comportamento das bacias de Mutamba e Inhanombe é, esta terça-feira, satisfatório comparativamente ao que foi a situação hidrométrica de ontem. A ARA-Sul ao nível da província de Inhambane explica haver uma tendência de redução dos níveis, mas alertam para a probabilidade da subida dos níveis considerando a chuva intensa que ainda cai na província.

A maior preocupação de acordo com a fonte que falava esta manhã ao INHAMBANENSE, estava voltada para Massangena, até à publicação deste artigo, incomunicável. A estação de Massangena, que se localiza na província de Gaza, é, recorde-se, uma das estações mais importante para a província de Inhambane  por ser a estação mais a montante com a qual Inhambane se comunica e com impacto directo para a Bacia do Rio Save.

A ARA-Sul apela a cuidados acrescidos de medidas de precaução sobretudo o abandono imediato pelas comunidades das zonas propensas às inundações e evitar a travessia pelo leito do Rio Save. (INHAMBANENSE)

Comentários