Director: Gilberto Eduardo, Director-adjunto: Naiene Cauchy

JOGABET

N’jeti é sinónimo de paz e tranquilidade

Gilberto Guibunda

A capulana é a principal aliada para os trabalhos da estilista. Embora na sua maioria as  aquisições venham predominantemente de mercados holandeses e indianos, é com a N´jeti moçambicana que Cigarra Perrin mundializa a sua marca.  

– Em Paris temos dois mercados que nos trazem as capulanas: Holanda e Índia. Em Moçambique, infelizmente, já não temos as nossas indústrias têxteis que imprimem capulanas, por isso que são as mesmas que circulam no mundo inteiro. Mas temos uma capulana particular, que é diferente, a capulana N´jeti. O facto de ser a N´jeti faz com que as pessoas fiquem mais curiosa e quem saber mais da nossa cultura, porque cada capulana tem sua própria história e cada uma dessas histórias tem o seu momento próprio para ser contada e ouvida. Então, a partir das peças da Cigarra Perrin, ela faz as pessoas pensarem numa história bonita. E os franceses, ou seja, quase todas as pessoas do mundo – porque a França é um centro cultural do mundo onde tem pessoas de diversas nacionalidades – visitam muito o meu atelier (não apenas eles) e conto-lhes diversas histórias sobre a capulana que nós temos no nosso país. E as pessoas gostam destas histórias porque elas usam a capulana firmes ou fiéis de que aquela capulana tem uma história. E é assim como a moda funciona, expressa embalado no mesmo pensamento.

– Cada estilista tem sempre uma grande história atrás duma grande peça que nós vemos. Poucas vezes temos a oportunidade para contar, mas olhando a cor, o motivo e o desenho que a peça da roupa apresenta, tem uma mensagem para passar. É a partir deste princípio que também vou me inspirando, a cada detalhe das nossas capulanas, a cada cor, a cada flor, a cada momento que a nossa capulana nos oferece como cultura. São esses detalhes que fazem com que as pessoas fiquem mais curiosas. Querem ver esta capulana que é usada na África, mas que a árvore cresce aqui na Europa. Nalgumas vezes tenho feito encomendas a partir de Moçambique. O nosso país tem capulanas específicas, que são verdadeiramente de algodão. As capulanas que vêm de Moçambique são as mais bonitas de África.

Comentários